Você está aqui:

À Opinião Pública Internacional – Ao Governo da República do Equador

ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

13/04/2017

A ABEP − Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa − vem por meio desta nota manifestar seu repúdio aos recentes e ultrajantes atos cometidos contra os Institutos de Pesquisa equatorianos, em especial a Agência de Pesquisa Cedalos.

Entendemos que o contexto de pesquisas eleitorais gera exaltações e debates, entretanto, ressaltamos que o setor de pesquisas preza pelo cumprimento de normas éticas e padrões metodológicos relacionados à atividade, visando sempre entregar qualidade, referência e imparcialidade em todos os seus projetos. Sendo assim, atos de violação da integridade e reputação profissional de empresas e colegas do setor são veemente repudiados pela ABEP.

As pesquisas de opinião em geral são importantes facilitadores de uma sociedade democrática. O papel de uma pesquisa eleitoral não é projetar o resultado futuro de uma eleição; muitos movimentos de última hora podem influenciar na decisão do eleitor. De toda forma, o acesso à informação é fundamental no processo democrático de um país. É muito comum vermos esforços para desacreditar as pesquisas, intimidar ou prejudicar seus autores. Isso cria instabilidade democrática, tendo como objetivo de suprimir o livre fluxo de informações. Aqueles que ocupam cargos de poder em governos democráticos têm a responsabilidade de incentivar e não desestimular esse fluxo de informações.
Diretoria da ABEP

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

7 × um =

ColetivaWeb