Você está aqui:

Legado do Dr. Octavio da Costa Eduardo (1919 – 2019)

ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

21/11/2023

No dia 17 de novembro, o Dr. Octavio da Costa Eduardo completaria 104 anos. O Pesquisador Notável da ABEP nos deixou há quatro anos e deve ser sempre lembrado pelo seu importante legado na área da pesquisa. Ele nasceu em 1919, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, frequentou a Faculdade de Direito por dois anos até 1938, depois se matriculou na Escola Livre de Sociologia e Política. Lá, obteve o diploma de bacharel em Ciências Sociais em 1940.

No mesmo ano, conquistou sua primeira experiência prática em pesquisas de mercado, quando o pesquisador americano Lloyd Free veio ao Brasil investigar como os brasileiros reagiriam com a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Em 1945, Dr. Octavio tornou-se também o primeiro brasileiro a concluir o doutorado em Antropologia nos EUA, com a tese “The Negro in Northern Brazil: A study in acculturation”, publicada em Nova York em 1948.

Em 1955, sua investida foi o INESE (Instituto Nacional de Estudos Sociais e Econômicos). Além de ter presidido e liderado a criação da ABIPEME em 1974, entidade que antecedeu a ABEP.

Assista a entrevista que Dr. Octavio concedeu a ABEP em 2015: https://www.youtube.com/watch?v=MD5PMFRZTIY

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

quatro × 3 =

ColetivaWeb