Você está aqui:

NOTA DE REPÚDIO

ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

31/05/2022

A ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), por meio de seu Conselho de Opinião Pública, repudia veementemente o pretenso “selo de confiabilidade” de pesquisas eleitorais criado e divulgado hoje pelo portal UOL.

Sob o pretexto de avaliar a confiabilidade dos institutos de pesquisa, o UOL diz ter ouvido “especialistas e alguns deles estatísticos” que trabalham em empresas de pesquisas, para estabelecer critérios e classificar as pesquisas eleitorais de acordo com a sua metodologia e cenários apontados.

Contudo, a iniciativa viola questões éticas, legais e garantias constitucionais. Não há identificação de quem são os especialistas, estatísticos ouvidos e sequer quem foi responsável pela publicação da matéria. Também não há informações sobre os critérios e os parâmetros utilizados. A publicação é uma afronta à imagem e à credibilidade das empresas, que dependem essencialmente da reputação para a realização do seu trabalho.

A Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, sendo, contudo, vedado o anonimato (artigo 5º, IV da CF/88). Portanto, o veículo tem a obrigação legal de identificar os responsáveis pela suposta avaliação de confiabilidade e também pela publicação da matéria.

Além disso, a Constituição Federal também assegura o direito de resposta, proporcional ao agravo, e indenização por dano moral, material ou à imagem (artigo 5º, V da CF/88), sem contar na possibilidade de responsabilização na esfera criminal decorrente da difamação dessas empresas.

Nesse sentido, a ABEP solicita a publicação do seu posicionamento e aguarda a identificação dos especialistas que integram o fórum do UOL de avaliação das pesquisas eleitorais.

 Duilio Novaes
Presidente da ABEP

 João Francisco Meira
Coordenador do COP (Conselho de Opinião Pública)

Leia a matéria: https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/05/31/uol-lanca-selo-de-confiabilidade-de-pesquisas.htm

#UOL

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

− três = 6

ColetivaWeb