Você está aqui:

Conheça no Portal ABEP a história profissional de Arthur César

ABEP

03/11/2015

Entre os profissionais que se destacaram na História da Pesquisa no Brasil, Arthur César é um daqueles nomes que nasceram para o ofício, mas que foram encaminhados para a carreira por meio das casualidades da vida. Seu sonho era ser etnólogo. Quando ainda era aluno do curso de Sociologia, pensava o tempo todo nos hábitos e nos costumes dos índios. Ao ingressar no terceiro ano de faculdade, percebendo sua dedicação aos estudos, o professor Octávio da Costa Eduardo o convidou para participar de um projeto de pesquisa no Vale do Rio São Francisco. Arthur César nunca mais abandonou a profissão.

Esse relato faz parte de uma longa entrevista concedida por Arthur César ao portal ABEP, postada no espaço História da Pesquisa no Brasil. Em seu depoimento, ele conta que também foi pelas mãos de Octávio da Costa Eduardo que fez parte da equipe que participou, em 1952, da fundação do IPOM (Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado), criado para atender as contas da Esso e da Embaixada Americana no Brasil, que já requisitava trabalhos do Brasil com amostragem nacional. Naquela época, conta Arthur, ele fazia não só o trabalho de campo como também a tabulação das entrevistas.

Em seu depoimento, narra ainda momentos da sua importante presença na implementação e no desenvolvimento dos institutos AZZI e MARCHI, junto com Rodolpho Azzi (psicólogo) e Álvaro Marchi (estatístico), acadêmicos que vieram para a pesquisa de mercado para sobreviver em razão da repressão política dos anos de 1960. Assista o depoimento completo de Arthur César no endereço: www.abep.org/historia-da-pesquisa/entrevistas.

No espaço História da Pesquisa no Brasil, dentro do portal da ABEP, é possível assistir outras entrevistas com mais alguns craques que desenvolveram o nosso mercado de pesquisa: Octávio da Costa Eduardo, Eugênia Paesani, Carlos Matheus, Paulo Pinheiro e Aurora Yasuda.

 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

sete + 1 =

ColetivaWeb