Você está aqui:

Coleta de Dados Comportamentais – Participantes comprometidos

ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

02/05/2017

Por Bruno Paro* − artigo publicado na newsletter do GRBN (Global Research Business Network)

Nunca antes na história os pesquisadores tiveram acesso a tantos dados para obter informações sobre seus clientes. Recentemente, surgiram novas técnicas de coleta de dados comportamentais, especialmente no campo digital. Agora é possível rastrear (e coletar dados sobre) a maioria da atividade digital (se não toda) de um indivíduo. Mas como as empresas de coleta de dados conseguem acompanhar esta evolução? Como estas empresas conseguem obter o compromisso de seus participantes a ponto de eles permitirem o rastreamento completo de suas vidas digitais? A resposta é: confiança.

 

A CONFIANÇA é a CHAVE para OBTER O COMPROMISSO DOS PARTICIPANTES

Uma pessoa só permite que outros sigam seus hábitos quando estabelece uma relação de confiança. A tecnologia evoluiu e tornou possível “observar” a vida digital dos consumidores através de ferramentas como o Wakoopa. Agora a pergunta é: por que pessoas comuns permitem que uma empresa rastreie tudo o que elas fazem na tela de seus dispositivos? É claro que elas fazem isso em troca de incentivos, mas não só por isso. Também o fazem porque querem compartilhar sua opinião genuína para que as empresas possam oferecer melhores produtos e serviços no longo prazo, permitindo a criação de um mundo melhor.

O que nós pudemos constatar com nossos painéis de acceso onlne é que: a) se os consumidores confiam no painel em que estão participando e b) são informados de forma clara e transparente sobre os dados que serão rastreados e para quais fins, eles tendem a deixar que uma empresa rastreie seus comportamentos. Isso não é tudo o que se precisa, mas é o mínimo. Você deve atender esses critérios antes de pedir a alguém que instale um software em todos seus dispositivos para coletar continuamente dados sobre seus hábitos de navegação. Também por isso é que só convidamos os nossos membros a participar da nossa Plataforma de Coleta de Dados Comportamentais após eles terem participado em nossas pesquisas de opinião durante alguns meses.

 

TER UM VÍNCULO e uma COMUNICAÇÃO CLARA são REQUISITOS MÍNIMOS

Garantir que os participantes saibam que podem desinstalar ou pausar o software de rastreamento sempre que desejarem ajuda a ganhar a confiança deles. Também é importante não negligenciar os incentivos (recompensas) que os participantes irão receber por deixarem a empresa monitorar seu comportamento, embora tenhamos a certeza de que este não é o principal fator de decisão para a maioria das pessoas. Os seres humanos precisam confiar uns nos outros e estar dispostos a compartilhar suas opiniões para que o mundo possa continuar mudando; as pessoas gostam de ser ouvidas.  Seguindo estas regras, as taxas de aceitação para instalar nossa solução de “passive tracking” chega a 80%.

 

AS PESSOAS QUEREM SER ESCUTADAS

Mais de 40.000 PESSOAS JÁ PERMITEM o nosso RASTREAMENTO

A era Big Data chegou e o setor de pesquisa de mercado está equipado com a tecnologia de ponta e preparado para fazer muito mais. A esmagadora maioria dos estudos realizados e os insights gerados não aproveitam totalmente estas novas tecnologias. Recomendo fortemente que você e sua empresa façam uso da “Behavioral Data Collection”, ou em outras palavras, da possibilidade de observar os hábitos digitais de consumidores, sem ter que perguntar ou enviar um questionário. http://migre.me/wvEwg

(*) Bruno Paro é managing director USA & Canada da Netquest, além de membro do Conselho Superior da ABEP, do Conselho da GRBN e membro da ESOMAR. Com oito anos de experiência aprimorando a geração de insigthts para os clientes, por meio do uso de novas tecnologias e do Big Data, é um entusiasta de como melhorar a coleta de dados e a experiência do respondente, ao mesmo tempo.

__

Você pode acompanhar nossas publicações e fazer o download da revista PMKT21 também pelo aplicativo da ABEP.

Baixe agora o PMKT 21:

– Apple Store

http://ow.ly/WARy30bmUm1

– Google Play

http://ow.ly/eud730bmUOM

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

5 − = três

ColetivaWeb